Fase preparatória:
- Selecção das escolas parceiras para integrar o projeto, beneficiando da rede de intercâmbio eTwinning.
- Planificação do trabalho e calendarização das atividades com as escolas parceiras.
- Apresentação dos alunos, das turmas e das escolas.
- Intercâmbio de trabalhos e postais sobre o Natal (correio postal).
- Exploração do Google Maps para localização dos parceiros e simulação da “viagem” das sementes.
- Construção e preparação, em cada escola, de semeadores de sala de aula a partir de materiais reutilizáveis como garrafas de plástico ou recipientes de acrílico ou vidro.
- Preparação da terra para o plantio das sementes (escolha, acondicionamento e adubagem).
- Seleção e obtenção de sementes comestíveis de cada um das regiões das escolas envolvidas no projeto.
- Caracterização das sementes: tipos de planta, nome popular em português e francês e nome científico.
- Intercâmbio, por correio postal, de sementes de plantas comestíveis (tomate, alface, abóbora, morango, feijão verde, cenoura, pimento, …) entre as escolas parceiras.
- Plantio, em simultâneo (no mesmo dia em todas as escolas) das sementes provenientes das escolas parceiras.
Fase de desenvolvimento (semanal):
- Acompanhamento do processo de germinação das sementes e do crescimento das plantas (instalação, arejamento, rega, incidência da luz do sol/ luminosidade do ambiente, temperatura e enraizamento).
- Elaboração de registos de observação (com base em diferentes tipos de representação) do crescimento das plantas (textos, fotos, desenhos, áudios, vídeos, etc.), considerando os seguintes parâmetros:
• Tipos de sementes (cor, tamanho, textura).
• Tempo de germinação (dias) e de crescimento das diferentes plantas (dias e longitude).
• Influência dos factores humidade (água), temperatura e luz, oxigénio e dióxido de carbono.
- Intercâmbio dos registos de observação do crescimento das plantas utilizando preferencialmente a publicação partilhada no diário do projeto: http://www.semer-ensemble.blogspot.com/.
- Leitura e análise da informação recebida das escolas parceiras, colocação de perguntas e elaboração de comentários sobre os trabalhos recebidos.
- Pesquisas, na Internet e outras fontes, sobre as espécies semeadas, sobre as suas necessidades específicas, sobre a sua importância para a nossa vida e sobre os benefícios para a nossa saúde.
Fase de desenvolvimento (mensal):
- Realização de videoconferências.
- Análise de aplicações culinárias das plantas em estudo.
- Construção de um léxico comum de palavras para constatar as afinidades e as diferenças da língua portuguesa e francesa. Ex: semear = semer; planta = plante; sementes = semis ou graines; regar = arroser; crescimento = croissance; terra = terre.
- Concretização de actividades colaborativas de: Intercâmbio de usos, costumes e tradições dos alunos envolvidos; Conhecimento de cada localidade (região / país) e das suas principais semelhanças e diferenças em relação às localidades parceiras (situação geográfica, características naturais, monumentos, gastronomia, música, festividades…).
Fase final:
- Realização de experiências relacionadas com as condições ambientais necessárias à germinação de sementes e ao crescimento das plantas, nomeadamente a água, a temperatura e o oxigénio, com os factores que influenciam a fotossíntese das plantas, nomeadamente a luz e o dióxido de carbono, com as farinhas e a elasticidade das massas utilizadas na alimentação humana.
- Transplante das 18 espécies de plantas comestíveis que estiveram em desenvolvimento nos semeadores de sala de aula.
- Visita à Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA). Durante a visita, orientada pela Doutora Teresa Nunes, os alunos conheceram o ciclo evolutivo de diferentes espécies de plantas da região do Alentejo, realizaram atividades científicas relacionadas com a utilização de sementes para o fabrico de pão e massas alimentícias e transplantaram as 18 espécies de plantas para as estufas da estação.
Esta visita, realizada no dia 22 de abril, coincidiu com a celebração do dia da Terra, um dia em que se alerta para a responsabilidade que cada cidadão deve assumir na luta pela preservação dos elementos essenciais à manutenção da vida vegetal (água, oxigénio, solo) e na luta pela conservação da biodiversidade.
- Testemunho da utilização das plantas na alimentação humana; Realização de refeições envolvendo a confecção de pratos com as plantas em estudo durante o projeto.
Avaliação do projecto pela comunidade educativa (alunos, professores, órgãos de gestão, encarregados de educação e outros intervenientes) especialmente através da publicação de notícias e comentários no diário do projeto.
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